quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Introdução


Artistas, educadores, estudantes, empresários, as pessoas de modo geral, relacionam-se com as mídias de maneiras e com objetivos múltiplos. Diversas interfaces podem ser utilizadas para promover comunicação, diversão, educação, divulgação de ideias e venda de produtos.

Atualmente, velhas e novas mídias convivem, colidem, se encontram; o limite, antes bastante delineado, entre quem produzia e quem consumia os produtos das mídias, está diluído no contexto do que Jenkins (2008) denomina de “cultura de convergência das mídias”. Antes, passivos, os consumidores experimentaram a interatividade e daí passaram a desempenhar participação ativa atuando de acordo com novas regras, que redesenham expectativas, papeis, interações, determinando o futuro das mídias e da cultura.

O vídeo-resenha representa um produção do grupo e resulta da confluência, do compartilhamento de vivências e de interesses, do desejo de compartilhar e de criar um produto que possa afetar os outros a partir daquilo que nos afeta visando criar uma rede que permita a produção de novos sentidos e de comportamentos afinados com o que consideramos mais ético e justo.

Criativos e renomados, Madonna e Michael Jackson, entre outros, usaram sua arte para dar voz e visibilidade a causas sociais; criaram, mais que produtos para o entretenimento, instrumentos de denúncia, meios para o fortalecimento de identidades e incentivo à resistência e a luta em favor de populações continuamente exploradas e espoliadas em seus direitos através de atos de violência.  

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